Agricultura

Plano Safra recorde: produção da agricultura familiar acompanha aumento da renda no País

Ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, afirma que Plano Safra da Agricultura Familiar 2025-2026 tem recorde histórico de investimentos. Pequenos produtores estão dando conta da alta na renda das famílias e puxam movimento da indústria de máquinas agrícolas

Paulo Donizetti de Souza | Agência Gov
20/01/2026 12:35
Plano Safra recorde: produção da agricultura familiar acompanha aumento da renda no País
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Paulo Teixeira: governo terá programa de transferência de saberes, unindo Embrapa e agricultura familiar

Com o emprego e renda dos brasileiros em alta, a produção da agricultura familiar no Brasil também cresce e dá conta do aumento da demanda da sociedade por alimentos. Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, no Canal Gov, o chefe da pasta do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, celebra o momento da economia e seu impacto na produção de alimentos – para o Brasil e para o mundo – pelos pequenos produtores agrícolas do Brasil.

Eu tenho a honra de dizer que este ano tem recorde de investimento da história do Brasil no Plano Safra da Agricultura Familiar. E também que o que puxa hoje a indústria de máquinas no Brasil são as máquinas pequenas dos agricultores familiares, é o Pronaf", afirma Teixeira

O ministro se refere ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, conduzido pelo BNDES. E destaca que o dado é reconhecido pelo setor da indústria de máquinas.

"Não é anúncio meu, mas a indústria de máquinas que diz que a gente que está fazendo um programa anticíclico, vendendo máquinas para a agricultura familiar. Eu tenho também a honra de dizer que a gente tinha (no governo anterior) um limite de microcrédito de R$ 6 mil para os pequenos produtores, que hoje é de R$ 50 mil. E o microcrédito ajuda muito na inserção pela via econômica do agricultor familiar", explica.

Desse modo, com todos os indicadores apontando para um aumento da renda da sociedade, a atividade do agricultor familiar acompanha o aumento da demanda, o que leva a uma melhora da produção e da renda também no campo.

Com a melhoria de renda no país, o primeiro investimento que as famílias fazem é em alimentação. E, portanto, tem que ter uma correspondente produção de alimentos. E os agricultores familiares estão dando conta disso"

Paulo Teixeira ressalta ainda a o crescimento da participação das mulheres agricultoras, "porque as mulheres estão tomando a frente na agricultura familiar no Brasil". E o desenvolvimento agrícola, por outro lado, também estimula os jovens que já estão na agricultura a continuar e a buscar conhecimento, nas instituições científicas, universidades, institutos federais, na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), para que cada dia a mais possam levar o conhecimento para a agricultura familiar.

Leia também
Com exemplo do Paraná, Teixeira destaca reforma agrária sem conflitos fundiários

"Eu vou dar um spoiler aqui. O presidente Lula deve lançar em breve um programa de transferência de saberes e conhecimentos da Embrapa para a agricultura familiar, em parceria com a Anater ( Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o MDA.
Então, o que a gente quer é que esse agricultor tenha todo apoio do Estado brasileiro para ele se desenvolver e para ele ajudar a alimentar o Brasil e o mundo", observa o ministro.

Assista à entrevista completa de Paulo Teixeira ao Bom Dia, Ministro

 


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte