Lula chega à Índia para participar da Cúpula do G20
Presidente apresentará prioridades do Governo Federal, como combate à fome e a desigualdades e desenvolvimento sustentável
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a Nova Délhi, capital da Índia, nesta sexta-feira (08/09) para participar da Cúpula do G20. Realizada nos dias 9 e 10 de setembro, o encontro é a principal reunião da Presidência indiana, que se encerrará em novembro de 2023 - a partir de 1º de dezembro de 2023, o Brasil assumirá, pela primeira vez, a liderança do grupo.
Na cúpula, o presidente apresentará as principais prioridades do Governo Federal: inclusão social, combate à fome, à pobreza e às desigualdades, promoção do desenvolvimento sustentável e a promoção de efetivas reformas das instituições de governança global.
O G20 é considerado o principal foro mundial de cooperação econômica e financeira internacional, representando mais de 80% do PIB mundial, 60% da população do planeta e 75% do comércio mundial. Por isso, tem influência na agenda de organismos internacionais.
O grupo foi criado em 1999, em resposta à crise financeira na Ásia e reunia apenas ministros de economia e presidentes dos bancos centrais. Em 2008, com a crise financeira internacional, passou a ter o formato atual, contemplando chefes de Estado e de governo.
A Presidência do Brasil no G20 vai até novembro de 2024, quando acontecerá a cúpula seguinte, no Rio de Janeiro (RJ). Segundo o Governo Federal, o País pretende criar um canal de diálogo entre o G20 e a sociedade civil, com reuniões em diversas cidades. A partir de 1º de dezembro de 2024, a África do Sul assumirá a liderança.
Leia também: Lula: Acordo com Índia sobre etanol e discussões sobre desigualdade são prioridade no G20
Brasil assumirá a Presidência do G20 pela primeira vez
Bom Dia, Ministro: Mauro Vieira fala da participação do Brasil na reunião do G20
Assista à chegada do presidente pelo Canal Gov:
Por Agência Gov, com informações do Ministério das Relações Exteriores
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte