Lula determina envio de aeronaves das Forças Armadas para combater incêndios em SP
Ministro Waldez Góes anuncia envio de, inicialmente, três aeronaves por orientação do presidente. Marina Silva fala com governador, se solidariza e oferece apoio
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, telefeonou na noite deste sábado ao governoador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Marina se solidarizou com a população do estado, que enfrenta ocorrência recorde de incêndios em mais de 30 municípios do interior. E ofereceu ajuda para reforçar o combate às chamas. No manhã deste domingo (25/8), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou o envio de três aeronaves das Forças Armadas, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula das Silva.
"Reforcei ao governador que estamos à disposição para enfrentarmos conjuntamente essa situação, intensificada pelos fortes ventos e pela seca", publicou Marina na rede X. "O apoio inicialmente mobilizado inclui: - 01 Aeronave KC-390, da Força Aérea; - 03 Aeronaves, do Comando de Aviação do Exército Brasileiro para combate aos focos de incêndios", informou Waldez Góes.
Além de prestar solidariedade e anunciar, o ministro lembrou da necessidade de o país – em todas as suas instâncias - se engajar na construção de um novo modelo de desenvolvimento, como forma de enfrentar as mudanças climáticas e o aquecimento global. E citou, nesse sentido, a assinatura doPacto pela Transformação Ecológica, na semana que passou, envolvendo integrantes dos Três Poderes.
"A assinatura do Pacto pela Transformação Ecológica, realizada nesta semana, é um marco! Pela primeira vez os Três Poderes, afirmam o compromisso conjunto com a agenda ambiental e climática, definindo um novo rumo de desenvolvimento sustentável para o Brasil", afirmou Góes.
Segundo o ministro, A aeronave KC-390, da Força Aérea Brasileiras, já está em Ribeirão Preto. Equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate à Incêndios, a aeronave transporta até 12 mil litros de água em cada voo. "E já cumpriu papel fundamental no combate às queimadas no Pantanal e Amazônia. É compromisso do Presidente", afirmou.
Leia também
• Barroso: Com Pacto pela Transformação Ecológica,Poderes superam o negacismo
• Confira íntegra do Pacto pela Transformação Ecológica
• Governo Federal acompanha com atenção incêndios em SP. Padilha lamenta morte de brigadistas
Chuva e frio em São Paulo
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo divulgou boletim na manhã deste domingo (25/8) com informações sobre frente fria e chuvas no estado. Nesse sábado, o governo de SP chegou a registrar mais de 40 focos de incêndio e fumaça intensa em várias regiões. A atuação das equipes de combate ao fogo e as chuvas alteraram a situação e ainda à noite os focos já tinham caído pela metade.
A previsão para hoje é de céu encoberto com chuva intermitente e sensação de frio. A temperatura mínima fica em 10°C e a máxima não supera os 14°C. Os índices de umidade do ar se mantêm elevados com os menores valores acima dos 75%, indicando melhora na qualidade do ar.
Segundo a equipe de meteorologia do CGE da Prefeitura de São Paulo, o ar gelado de origem polar derruba literalmente as temperaturas, principalmente entre o domingo e a próxima quinta-feira (29). A Defesa Civil Municipal decretou estado de alerta para baixas temperaturas a partir da madrugada de domingo (25).
O governo de São Paulo decretou estado de emergência em 45 municípios mais atingidos pelas consequências dos incêndios.
Com informações da Agência Brasil
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte