Semana do meio ambiente e agenda internacional são destaques
Mais vagas para o Concurso Nacional Unificado e aumento da reserva de vagas em concursos públicos para pessoas pretas, indígenas e quilombolas também marcaram os últimos dias

Nesta semana, o presidente Lula concedeu uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, onde foi feito um balanço dos dois primeiros anos de governo. Foram destacados o crescimento econômico, a geração de empregos e a distribuição de renda. O presidente também anunciou novas medidas que serão lançadas em breve, como um programa para ajudar as famílias na reforma de casa, e uma iniciativa de apoio aos entregadores por aplicativo.
A viagem oficial do presidente Lula à França marcou a agenda do governo nesta semana. No país, Lula participou de reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron, e recebeu uma homenagem na Universidade de Paris 8 - que concedeu a ele o título de Doutor Honoris Causa.
Ainda durante a viagem oficial, Lula participou da cerimônia de certificação do Brasil como País livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal.
Na semana do Meio Ambiente, o governo anunciou o maior aporte individual já realizado pelo Fundo Amazônia. Mais de R$ 825 milhões vão ser investidos no combate ao desmatamento ilegal. Também foram criadas três novas unidades de conservação, e teve ainda o lançamento de uma nova estratégia para proteção da biodiversidade. Também em alusão à data, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez um pronunciamento à nação chamando todos os brasileiros a se unirem na defesa do desenvolvimento sustentável.
A semana contou também com mais oportunidades para o serviço público. Foi sancionada a lei que amplia para 30% a reserva de vagas em concursos públicos federais para pessoas pretas, indígenas e quilombolas. Além disso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a abertura de 2.021 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). No total, estão previstas 3.652 vagas, distribuídas entre 36 órgãos da administração pública.
Na saúde, o Brasil atingiu a marca de mais de 30 mil transplantes de órgãos e tecidos em um ano. Um recorde do Sistema Único de Saúde (SUS). Já na economia, o PIB avançou 1,4% no primeiro trimestre do ano. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 2,9%. De acordo com o IBGE, o bom resultado foi puxado, principalmente, pela agropecuária.
E a semana terminou com a tenista mineira Vitória Miranda garantindo dois títulos no torneio de Roland Garros, disputado em Paris, tanto na categoria simples quanto nas duplas. Vitória é bolsista do programa Bolsa Atleta, na categoria Internacional.
Confira estas e outras notícias no Semana Gov desta sexta-feira:
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte