Da COP de Belém para o G20 na África do Sul: confira o que foi destaque na semana
O presidente Lula desembarcou em Joanesburgo, na África do Sul, nesta sexta (21), para participar da Cúpula de Líderes do G20, que será realizada nos dias 22 e 23 de novembro
O presidente Lula desembarcou nesta sexta-feira (21/11), na África do Sul, para participar da Cúpula de Líderes do G20, realizada neste sábado e domingo em Joanesburgo. O encontro marca o principal momento da presidência sul-africana do grupo, que se encerra no fim do mês. Já na chegada ao país, o presidente Lula se reuniu com o anfitrião do evento, o presidente Sul-africano, Cyril Ramaphosa.
Sede do evento no ano passado, o Brasil tem participação de destaque também nesta edição.
Os Estados Unidos retiraram as tarifas de importação de 40 por cento de alguns produtos brasileiros. O anúncio foi feito pelo presidente Donald Trump, nessa quinta-feira (20). Segundo ele, a decisão foi tomada após conversa por telefone com o presidente Lula. Entre os produtos que tiveram a tarifa suspensa estão o café e a carne bovina. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, falou sobre o sucesso das negociações do governo brasileiro com o governo norte americano.
O diálogo franco que mantive com o presidente Trump e a atuação de nossas equipes de negociação, formada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad e Mauro Vieira pelo lado brasileiro, possibilitaram avanços importantes. Esse foi um passo na direção certa, mas precisamos avançar ainda mais", disse Lula
Confira o programa especial Semana Gov:

Depois de 7 anos, o maior evento do setor automotivo da América Latina voltou a ser realizado. Em meio ao ciclo de crescimento da produção nacional e dos investimentos em inovação, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo foi retomado, em uma cerimônia que contou com a participação do presidente Lula.
E nesta semana, o presidente Lula inaugurou uma ponte, entre as cidades de Xambioá, no Tocantins, e São Geraldo do Araguaia, no Pará, que vai mudar a vida das pessoas e também facilitar o escoamento agrícola da região. A obra faz parte do Novo PAC e recebeu 232 milhões de reais de investimentos.
Agora vamos falar de cultura! O presidente Lula enviou ao Congresso Nacional o novo Plano Nacional de Cultura, que vai orientar as políticas culturais do país pelos próximos dez anos. Lula também assinou o decreto que cria a Comissão Tripartite da Cultura, que vai acompanhar a execução do orçamento do plano e será um espaço permanente de diálogo entre União, estados e municípios, para fortalecer a cooperação entre gestores públicos de cultura.
“Hoje é um dia especial, porque é a realização de um sonho que eu tenho há muito tempo, de transformar a cultura em um movimento efetivamente de base, uma coisa popular. Para que a gente, ao invés de ter aquelas coisas muito encalacradas, fechadas, possa ter uma espécie de guerrilha democrática cultural nesse país, onde as pessoas precisam ter a liberdade de fazer e provocar que os outros façam a acontecer a cultura nesse país”, afirmou o presidente Lula.
Marcando as celebrações do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Governo do Brasil avançou na regularização dos territórios quilombolas no país. O presidente Lula assinou novos decretos que aceleram o processo de titulação das comunidades, beneficiando milhares de famílias.
O Ministério das Mulheres coordena, até o dia 10 de dezembro, a campanha nacional 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência e do Racismo contra as Mulheres, em articulação com secretarias estaduais e órgãos de políticas para as mulheres em todo o país. A iniciativa reúne ações culturais, de comunicação e de mobilização social, além de intervenções no espaço público, para chamar a atenção da sociedade para a urgência de proteger os direitos das mulheres. Sobre essa ação, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, falou no programa Bom dia, Ministra.
Na semana de encerramento da COP 30 e de discussões decisivas para o meio ambiente, o presidente Lula voltou à Belém, no Pará, onde, entre outros assuntos, defendeu a necessidade do compromisso dos países com a redução de gases causadores do efeito estufa, da importância da realização do evento na Amazônia, e da necessidade de inclusão das pessoas nas discussões sobre o clima.
Acesse aqui a página oficial da COP 30 • E aqui a lista de notícias da COP 30 na Agência Gov
E nesta sexta-feira, o presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago, destacou que os países estão mais perto de alcançar os três objetivos propostos pela presidência brasileira, que são: fortalecer o multilateralismo, conectar as pessoas a esse processo, e acelerar a implementação do Acordo de Paris. Ele também reforçou a importância da realização do evento em meio à Floresta Amazônica, afirmando que além de proteger o bioma, é necessário encontrar soluções para as pessoas que nele vivem.
E no clima da COP 30, o Canal Gov foi conhecer uma comunidade, no município de Curuçá, que gera renda a partir do uso sustentável dos recursos naturais. Um exemplo de que é totalmente possível viver da floresta sem degradar o meio ambiente.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte