G20 Brasil

Presidência brasileira do G20 busca engajamento global por um modelo sustentável

Ainda que seja mais diverso, com países ricos e em desenvolvimento, sozinho o G20 não dará soluções para a pobreza, a fome e a lentidão das ações que podem conter as mudanças do clima

Agência Gov | Via G20 Brasil
01/11/2024 19:00
Presidência brasileira do G20 busca engajamento global por um modelo sustentável
Audiovisual G20 Brasil
G20 Brasil leva ministros da Educação para conhecer experiência de integração escola-comunidade em Fortaleza

Financiamento de políticas públicas capazes de enfrentar as desigualdades é pauta central no G20 Brasil. É natural que o fórum de cooperação econômica que reúne as maiores economias do mundo se dedique a essa agenda. Todavia, os diagnósticos sobre redução dos investimentos globais em ações centrais para a garantia dos direitos humanos, evidenciadas em uma série de dados apresentados durante o ano, reforçam como o cenário de policrise global penaliza quem mais precisa de ação dos Estados.

Ainda que seja mais diverso, no que diz respeito à participação tanto de países mais ricos e de nações em desenvolvimento, sozinho o G20 não dará soluções para o aprofundamento da pobreza, da fome e a lentidão para decisões que podem conter as mudanças do clima. Mas a presidência brasileira buscou fazer com que esteja engajado o suficiente para movimentar o poder global pelo desenvolvimento sustentável e justo, antes que seja tarde demais.

Neste resumo da semana, o registro das últimas reuniões ministeriais do G20 Brasil, os consensos e acordos entre os países-membros nas pautas de educação; a centralidade da saúde nas medidas para conter o avanço da crise do clima; bem como a busca por financiamento para reduzir os riscos de desastres, tendo a taxação dos bilionários como uma possibilidade de recursos.

Na próxima semana, o G20 Brasil fecha o período de reuniões ministeriais, com a agenda do GT de Cultura. Ministros e vice-ministros dos países-membros centrarão esforços nos debates sobre estratégias globais de fomento cultural e o papel da cultura para conscientização climática. Após esta série de reuniões ministeriais, a presidência brasileira do G20 entra em sua reta final, com olhos voltados para as cúpulas Social e de Líderes, no Rio de Janeiro.

Agenda da semana

• 6 e 7 de novembro - Reunião Técnica do GT de Cultura
• 8 e 9 de novembro - Reunião Ministerial de Cultura
• Confira o calendário completo

 Página do G20 Brasil: confira o que a Agência Gov já publicou
• Perguntas e respostas: O que é o G20 e qual o seu papel no mundo
• Convide outras pessoas para assinar nossa newsletter G20 Brasil News!


G20 EM QUADRINHOS


GT DE EDUCAÇÃO

G20 Brasil entrega documento com apelo por financiamento e valorização dos professores

O ministro Camilo Santana encerra o GT de Educação do G20 com texto que será apresentado na Cúpula e defende financiamento adequado, integração tecnológica, participação da comunidade escolar e valorização dos professores em todas as esferas, como base de uma educação inclusiva e de qualidade.

Qualidade da Educação: G20 discute ações para engajamento escola-comunidade

Modelo que busca integrar a sala de aula e os ambientes domésticos de crianças e adolescentes foi apresentado em reunião do GT de Educação do G20 em Fortaleza/CE. Brasil já tem política pública que têm o potencial de garantir a qualidade do ensino e reduzir a evasão escolar, principalmente para meninas.


SAÚDE

G20 Saúde aprova declaração ministerial em apoio à saúde global e cooperação internacional

Documento enfatiza a necessidade de sistemas de saúde resilientes, equidade no acesso e a importância de enfrentar desigualdades históricas. A ministra brasileira Nísia Trindade ressaltou que a colaboração entre países é essencial para lidar com desafios de saúde globais e locais, incluindo doenças transmissíveis e mudanças climáticas. A reunião também celebrou a coordenação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a participação social no Brasil.


FINANÇAS E SAÚDE

Documento final da reunião ministerial de Finanças e Saúde do G20 destaca combate a desigualdades e preparo para futuras pandemias

No encerramento da reunião ministerial da Força-Tarefa Conjunta de Finanças e Saúde do G20, realizada no Rio de Janeiro, ministros da Saúde e ministros das Finanças dos países-membros debateram iniciativas para fortalecer a coordenação entre esses setores e aumentar os investimentos em saúde. A reunião concluiu os trabalhos da Força-Tarefa sob a presidência brasileira do G20, que estabeleceu como prioridades a inclusão social e o combate à fome e à pobreza.


REDUÇÃO DE RISCO DE DESASTRES

Equidade em ação: Movimentos sociais integram discussões de alto nível do GT de Redução de Risco de Desastres

Na quinta-feira (31/10), dia que antecede a Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho, movimentos sociais e sociedade civil puderam participar da mesa aberta “Equidade em Ação: Acelerando Abordagens Inclusivas para Reduzir o Risco de Desastres”, com participação dos ministros das Cidades, Jader FIlho, e da Integração de Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Cidades Intermediárias são tema de evento paralelo do G20 em Belém: 62% da população mundial vive em cidades deste porte

Na alçada da programação de encontros do Grupo de Trabalho de Redução de Risco de Desastres do G20 nesta semana em Belém, capital paraense, o Ministério das Cidades, junto à OCDE e à ONU-Habitat, organizou o G20 PLIC 2024. O evento paralelo contou com participação de delegados e delegadas do GT de Desenvolvimento, coordenado pelo Itamaraty.


TRANSIÇÕES ENERGÉTICAS

A segunda matéria da série “Transições Energéticas: Caminhos para um mundo sustentável” revela dados sobre a matriz energética e nuanças entre os países do Oriente Médio, região produtora e exportadora de petróleo. A série apresenta um panorama sobre as transições energéticas em países membros e convidados do G20, reforça a importância do tema e desvenda desafios e oportunidades para o futuro.


ANTICORRUPÇÃO

A reunião do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20, em Natal, reforçou a necessidade de cooperação internacional e a promoção da integridade, tanto no setor público quanto no privado.


BOLETIM G20

Boletim G20

O documento enfatiza a necessidade de sistemas de saúde resilientes, equidade no acesso e a importância de enfrentar desigualdades históricas. A ministra brasileira Nísia Trindade ressaltou que a colaboração entre países é essencial para lidar com desafios de saúde globais e locais, incluindo doenças transmissíveis e mudanças climáticas. A reunião também celebrou a coordenação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a participação social no Brasil.
Ouça a reportagem e saiba mais.


Fotos via Audiovisual G20

 


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte